Seguro Viagem Europa obrigatório – Tudo o que você precisa saber

Seguro Viagem Europa obrigatório – Tudo o que você precisa saber

Se você está planejando uma viagem para a Europa, lembre-se que o Seguro Viagem Europa é obrigatório e também a melhor coisa para viajar tranquilo. Pensando nisso preparamos esse guia completo!

Está planejando aquela viagem dos seus sonhos para a Europa? Viajar é maravilhoso e a experiência precisa ser tranquila e livre de problemas e imprevistos. Mas, como evitar imprevistos, não é mesmo? Por isso, é tão importante você sair do Brasil com um seguro viagem Europa preparado para tudo.

Pensando nisso preparamos um artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem Europa – como contratar o serviço, quais os melhores seguros e muito mais pra e acabar de uma vez por todas com todas as dúvidas. Afinal, o principal objetivo de um seguro viagem é deixar você tranquilo para curtir a sua viagem.

Além disso, se você quer conhecer a Europa, lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório. Você não vai querer ser barrado logo na entrada por causa disso né?

Ainda vou te contar um segredo: vai sair muito mais barato do que você imagina! Continue lendo e entenda o porquê:

Você vai ler neste post:

O Seguro Viagem Europa é obrigatório?

Sim, é obrigatório!  Se você vai viajar para a Europa, um mochilão, férias, viagem à trabalho ou até para um período mais longo, é imprescindível um seguro viagem.

Tudo isso por causa do Tratado de Schengen. O Tratado é formado por 26 países europeus com objetivo de facilitar a circulação entre os países, mas algumas regrinhas existem, claro!

Uma das regras é a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem que ofereça cobertura médico hospitalar no valor mínimo de 30 mil euros, durante todo o período da sua permanência na Europa.

Essa regra é valida para todos os turistas, independentemente do tipo de viagem – à negócios, turismo, estudos, férias ou por outros motivos.

Ou seja, na chegada à Europa, se for solicita a comprovação da contratação de um seguro viagem e você não tiver feito, ai já era! É pega a malinha e voltar para o Brasil.

>> Leia mais sobre as regras e países no post Tratado de Schengen – Entenda o que é e sua importância na viagem

Clique Aqui e faça agora a cotação de seguro viagem Europa com os melhores preços no Seguros Promo!

Seguro Viagem Europa - Gozo em Malta
Gozo, na Ilha de Malta, um dos destinos onde o seguro viagem é obrigatório – Foto: Flávio Antunes – Gozo, Ilha de Malta.

O Tratado de Schengen abrange a maioria dos países da União Européia, exceto o Reino Unido e a Irlanda. Embora não sejam membros da União Européia, países como, Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein, também fazem parte da zona Schengen.

Abaixo você pode conferir a lista completa dos 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen:

Alemanha ÁustriaBélgicaDinamarca
EstôniaEslováquiaEslovêniaEspanha
FinlândiaFrançaGréciaHungria
HolandaIslândiaItáliaLetônia
Liechtenstein Lituânia LuxemburgoMalta
NoruegaPolôniaPortugalRepublica Checa
SuéciaSuíça

Qual a diferença entre Seguro Viagem e Assistência Viagem?

Em 2016, a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão que regulamenta e fiscalização o mercado de seguros, condições para a venda do seguro viagem.

Antes de 2016, a grande diferença entre Seguro Viagem e Assistência Viagem, era que o primeiro tinha como objetivo apenas reembolsar o segurado com os gastos médicos durante sua viagem. Enquanto a Assistência Viagem era necessário entrar em contato com a seguradora no momento em que estivesse ocorrendo a emergência, ou seja, você seria redirecionado para um centro conveniado e, portanto, suas despesas seriam cobertas pela seguradora imediatamente.

Com as mudanças, uma fusão foi feita pela SUSEP. O Seguro Viagem e Assistência Viagem se tornaram um só. O que isso mudou? Agora, você contratar seu seguro viagem com os dois produtos – atendimento relacionados a saúde e também a viagem.

Assim o viajante pode escolher acionar a seguradora no momento da emergência e ser atendido pela rede conveniada, ou então ir ao local de sua preferência, e depois receber um reembolso após a viagem.

Finalmente, para não ter mais confusão com as nomenclaturas, a o termo Assistência Viagem caiu em desuso e passou a ser chamado de SEGURO VIAGEM.

O que o Seguro Viagem Europa cobre ?

O seguro viagem Europa devem ofertar, obrigatoriamente, a cobertura básica dos seguintes itens:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas 24 horas
  • Traslado de corpo em caso de morte: despesas com a liberação e transporte do corpo do segurado
  • Regresso sanitário: indenização das despesas com o traslado de regresso no caso do segurado não conseguir voltar para casa como um passageiro regular
  • Traslado Médico: indenização das despesas com a remoção ou transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo em condições de atendê-lo
  • Morte em viagem
  • Morte acidental em viagem
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem
  • Cobertura para o caso de doenças preexistentes ou para crises que são provocadas por doenças crônicas

Porém engana quem acha que seguro viagem é apenas para emergências médicas ou hospitalares. Alguns seguros oferecem coberturas adicionais, como por exemplo: extravio ou danos a sua bagagem, cancelamento de viagem, remarcação de passagem para regresso, despesas farmacêuticas e até assistência jurídica, entre muitas outras.

Tudo depende do que você precisa e do tipo de viagem que você fará e, claro dos valores que está disposto a desembolsar.

O que mais você posso contratar além do Seguro Viagem básico?

Se você quer investir um pouquinho mais e se garantir de qualquer risco durante a viagem. Alguns seguros oferecem pacotes adicionais, que são bem bacanas e podem te ajudar muito nos perrengues. Os extras vão desde seguro complementar para atraso ou extravio da sua bagagem até assistência médica para esportes radicais.

  • Seguro complementar para bagagem – em caso de extravio, atraso, roubo, furto ou destruição da bagagem
  • Reembolso de despesas com Fisioterapia
  • Interrupção da viagem
  • Cancelamento da viagem
  • Regresso antecipado da viagem
  • Despesas Farmacêuticas
  • Atraso ou Cancelamento de voo
  • Prática de Esportes Radicais – surf, esqui entre outros
  • Repatriação de menor ou idoso
  • Acompanhamento familiar
  • Prorrogação de estadia por problemas médicos
  • Assistência Jurídica
  • Funeral – em caso de falecimento ocorrido durante a viagem
  • Assistência médica e hospitalar para gestante

Lendo toda essa lista, alguns itens parecer ser bem preocupantes e talvez nunca tenham nos ocorrido até o momento. Mas infelizmente temos que pensar em todos os imprevistos, até mesmo nos piores.

Por isso, pense bem quando for contratar o seu seguro viagem. Talvez valha a pena investir um pouquinho mais, sem pesar no orçamento. Como diz o ditado “Prevenir é sempre o melhor remédio!”

O que o seguro viagem não cobre ?

É nem tudo nessa vida é ideal, apesar da lista de cobertura básica e adicionais serem bem extensas, algumas coisinhas não são cobertas pelo seguro viagem:

  • Despesas com próteses e tratamento fitoterápicos
  • Danos, violação ou extravio de objetos contidos na bagagem
  • Bens de valor e uso pessoal – por exemplo: joias, dinheiro, cartões de crédito, cheques de viagem, obras de arte, documentos entre outros
  • Cirurgias plásticas ou estéticas
  • Despesas com farmácia, sem que os medicamentos tenham sido prescritos por médico
  • Tratamento psiquiátrico
  • Acidentes ou doenças causadas por consumo de álcool ou drogas

Leia atentamente as condições gerais – essa informação vai estar disponível no site da Seguradora que você contratou. Assim você vai ficar sabendo de todos os detalhes do que o seu plano cobre ou não e até mesmo outros detalhes importantes que você precisa saber.

Como contratar o seu seguro viagem Europa?

Agora que você está expert em seguro viagem, já sabe de todas as regrinhas ainda deve estar com aquela dúvida! “Onde e como devo contratar o meu seguro viagem? Qual o melhor o site? Qual a melhor seguradora?”

A boa notícia é você consegue um seguro viagem Europa completo e com valores menores do que você imagina. Seu bolso nem vai sentir!

Nós SEMPRE usamos e indicamos o Seguros Promo. O site é um comparador de seguro, que lista os melhores planos e preços conforme seu seu perfil e ainda mostra os com melhor custo-benefício.

>> Leia mais detalhes e dicas no nosso post Seguros Promo é confiável?

O site do Seguros Promo lista as melhores seguradoras e os preços facilitando muito o seu planejamento da viagem
O site do Seguros Promo lista as melhores seguradoras e os preços facilitando muito o seu planejamento da viagem para a Europa

#AnotaAí: Usando nosso cupom DICASDESEGURO5, você ganha 5% de desconto no valor final de sua compra. E ainda, pagando com boleto bancário você ganha mais 5% de desconto.

Clique Aqui e contrate agora seu seguro viagem Europa e garante até 10% de desconto na sua compra!

Quanto custa um seguro viagem para a Europa?

O valor do seguro viagem vai depender do plano que você escolher, da seguradora e claro, da quantidade de itens extras que você vai querer adicionar. Outro detalhe importante é a idade, para viajantes com idade acima de 70 anos os valores aumentam um pouquinho. Mas mesmo assim nada que atrapalhe o planejamento financeiro da sua viagem.

Só para ter uma noção de valores. Por exemplo, para uma viagem de 15 dias, o seguro viagem básico sairá algo em torno de de R$ 135 por pessoa. Já para maiores de 70 anos, o valor sobe para R$ 250.

Qual o melhor seguro de viagem?

Não existe um seguro viagem ideal, cada pessoa tem uma necessidade diferente, planejamento de viagem ou até mesmo uma limitação ou não de gastos, nã é? Por isso você precisa considerar alguns fatores antes de contratar o seu seguro viagem:

  • Vai praticar algum esporte durante a viagem – ski, caiaque, snowboard etc?
  • Esta grávida ou tem a chance de estar até a viagem?
  • A viagem pode ser cancelada por algum motivo, por exemplo, problemas de saúde, desastres naturais no destino (tudo pode acontecer né), entre outros?
  • Você quer gastar um pouquinho a mais e garantir cobertura em caso sua bagagem seja extraviada (eu super recomendo, tive a minha foi extraviada na minhas 3 últimas viagens #FicaADica!)
  • Quer garantir o reembolso de gastos por atraso no voo
  • E por ai vai…

Pensado nesses detalhes listamos alguns dos melhores planos que a Seguros Promo oferece. Considerando o custo-benefício e o que cada plano oferece. Além das avaliações do Reclame Aqui e também pela nossa experiência:

Assist Card – AC 60

  • Cobertura médico hospitalar de 60.000 euros.
  • Cobertura para prática de esporte e gestante.
  • Reembolso de com atraso de voo
  • Assistência jurídica
  • Cancelamento de viagem

Travel Ace – TA 60 Especial

  • Cobertura médico hospitalar de 60.000 euros.
  • Cobertura para prática de esporte e gestante (até 34 semanas e 40 anos)
  • Fisioterapia
  • Reembolso de com atraso de voo
  • Assistência jurídica
  • Cancelamento de viagem
  • GTA 55 Euromax – plano da GTA, com cobertura de € 55.000
  • GTA 60 Full – plano da GTA, com cobertura de € 60.000
  • Coris Europa Max – plano da Coris, com cobertura de € 50.000
  • Coris 60 Inter – plano da Coris, com cobertura de USD 60.000

Veja as promoções desta semana no Seguros Promo!

Seguro Viagem: Europa
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Affinity 60 Mundo (exceto EUA) Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 19/dia*
AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA AC 50 *COM FRANQUIA (Exceto EUA) + TELEMEDICINA Assistência médica USD 50.000 Bagagem extraviada USD 600 (COMPLEMENTAR) R$ 9/dia*

Como escolher seu Seguro Viagem Europa

Agora que você já sabe tudo o que o Seguro Viagem Europa, chegou a hora de escolher o que mais se encaixa a você.

Juliana não consegue parar de aumentar sua lista de desejos de viagens. Apaixonada pela Grécia, adora curtir um mar azul e sem ondas. Formada em engenharia, trabalhou por mais de 10 anos na área e agora se dedica a conhecer o mundo e novas culturas.